CATI-SP

Encontro define propostas para cadeias produtivas na Alta Mogiana

Com o tema “Leite é saúde” aconteceu no final de setembro, em Colina, o quinto encontro sobre Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, que reuniu autoridades, produtores rurais, representantes de Conselhos Regionais e Municipais, sindicatos, cooperativas, pesquisadores e extensionistas de 150 municípios para debater as cadeias produtivas de leite, café, olericultura, seringueira e citricultura, que culminou com a elaboração de projetos de curto, médio e longo prazos.

O objetivo desses encontros é promover uma interação do que já foi proposto nos Planos Municipais e Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável e debater as reais necessidades e potencialidades de cada região. Além disso, propor políticas públicas adequadas e direcionadas a cada uma das cadeias produtivas priorizadas municipal e regionalmente.

Para Flávio Dutra de Resende, diretor da APTA/Polo Alta Mogiana, é função da Secretaria de Agricultura promover a produção de alimentos saudáveis. “O leite, por exemplo, é alimento básico para toda a população e principalmente para crianças, que bem alimentadas terão saúde e, como consequência, boa formação escolar”.

João Amadeu Giacchetto, diretor da CATI Regional de Barretos, ressaltou a importância da participação dos conselhos municipais e regionais no processo de elaboração dos planos de desenvolvimento rural sustentável e que foi a base para discussão de projetos e ações a serem implantadas e possibilidade de integração entre os diversos setores ligados à agricultura paulista.

Já Paulo Fernando de Brito, diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos, esclareceu que a função da Defesa é fiscalizar a aplicação de leis que ditam normas adequadas da produção rural e que neste plano de desenvolvimento sustentável, poderá ver minimizados muitos dos problemas enfrentados pelos produtores rurais da região. Brito reforçou a necessidade da integração entre extensão rural, pesquisa, defesa agropecuária e produtores rurais.

O diretor da APTA Regional, Alceu de Arruda Veiga Filho, explicou que esses encontros regionais estão sendo realizados por todo o Estado de São Paulo e é o resultado da busca de parcerias por parte da CATI e da APTA, no sentido de apoiar os planos de desenvolvimento rural. “Já temos como resultado boas ações práticas: capacitações de técnicos, treinamento de produtores rurais e algumas ações no sentido de resolver os problemas indicados a cada cadeia produtiva discutida nos encontros. Já foram realizadas ações para atendimento de demandas elencadas, como por exemplo, o seminário sobre plantio direto, dia de campo sobre integração agricultura-pecuária, treinamento sobre brucelose, encontro sobre sistema silvopastoril, curso sobre a pupunheira para palmito e encontro sobre cereais de inverno”.

Os Encontros sobre Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável são uma promoção da APTA, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e da CATI, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, ambas vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Em Colina, no dia 29/09, estiveram presentes cerca de 150 pessoas do meio rural, entre lideranças, técnicos e poder público. Participaram do encontro representantes dos Polos Regionais de Mococa, Colina, Pindorama e Ribeirão Preto e das Regionais da CATI de Araraquara, Barretos, Catanduva, Franca, Jaboticabal, Orlândia, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.

Esse já é o quinto evento nos mesmos moldes. O primeiro foi em Assis, depois Votuporanga, Presidente Prudente, Capão Bonito e, agora, Colina. Os próximos acontecerão, brevemente, em Piracicaba e Pindamonhangaba, envolvendo assim todo o Estado de São Paulo.

Demandas levantadas para planejamento local e regional

No caso do leite, foram discutidas as implicações das exigências da Instrução Normativa nº 51 (de 18 de setembro de 2002), que regulamenta a produção de leite no Brasil. Nesse sentido, foram propostos os projetos de instalação de unidades de demonstração em propriedades rurais (Ipiguá e Cristais Paulista) e em Polos Regionais (Colina e Ribeirão Preto), bem como de melhoria da qualidade do leite. Além da solicitação de um dia de campo sobre alimentação no período seco, que já ficou marcado para o dia 10 de novembro, no Polo de Colina. 

Na olericultura foram aprovados projetos relativos a assistência técnica e transferência de tecnologia, uso racional da água, fitopatologia e nematoides, associativismo, capacitação em agregação de valor e produção de orgânicos na região, plantio direto e produção de pimentão colorido em ambiente protegido.

Na cafeicultura mereceram atenção temas como comercialização e agregação de valor, tecnologias de produção, cultivo de macadâmia em consorciação com café irrigado, uso do óleo de “neen” nas pragas de café, entre outros. Os projetos priorizados são: certificação, transferência de tecnologia, curso de credenciamento de profissionais para a emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) na região de São João da Boa Vista, capacitação do uso racional de agroquímicos e água, fortalecimento do associativismo e programa de qualidade total. 

Com relação à cultura da seringueira foram priorizados os seguintes projetos: capacitação de técnicos multiplicadores (CATI/comissão técnica), de colaboradores para monitoramento de pragas e qualidade de sangria e de produtores para a gestão da propriedade e remuneração de colaboradores, definição, publicação e divulgação das normas para produção de mudas, acessibilidade a manuais técnicos, cartilha de normas de qualidade do látex, fomento ao associativismo programa de incentivo ao financiamento e contratação de técnicos.

Na citricultura os participantes optaram pelos projetos de conscientização do controle conjunto do greening, definição das tratativas legais para o controle de pragas quarentenárias, incentivo e fortalecimento do associativismo e do cooperativismo, fomento ao consumo de suco de laranja e melhoramento genético/novas variedades de citros.


Informações:

CATI - Assessoria de Imprensa
Suzete Rodrigues (MTB 57378/SP) / Nathália Sena (MTB 58934/SP)
assessoria.imprensa@cati.sp.gov.br
fones: (19) 3743-3715 -celular: (19) 9685-1512

APTA - Assessoria de Comunicação
José Venâncio de Resende/Eliane Christina da Silva/Camila Amorim
fone: (11) 5067-0424

colaboração e fotos:  Jorge Mariano – CATI Regional de Barretos