Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado viabiliza equipamentos e beneficia a cadeia produtiva de leite na região de Araçatuba

Iniciativas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), continuam levando avanços para o produtor rural. Dessa vez, a Associação dos Produtores Rurais de Alto Alegre (Apraal) foi a comtemplada e recebeu 13 tanques de resfriamento de leite, no último dia 8 de fevereiro, obtidos com recursos do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado. A aquisição, que trará avanços para a cadeia produtiva de leite na região de Araçatuba, beneficiará 15 associados.

A aquisição fez parte da Proposta de Negócio apresentada pela Apraal na sexta Chamada Pública do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado. Os associados receberam quatro tanques com capacidade mínima de 500 litros, quatro tanques com capacidade mínima de 700 litros, quatro tanques com capacidade mínima de 1.000 litros e um tanque com capacidade mínima de 1.950 litros.

As aquisições, que viabilizaram a melhoria da qualidade e aumento da quantidade do leite, tiveram custo de mais de R$ 357,9 mil, sendo apoiados pelo Projeto R$ 250,5 mil, com contrapartida dos associados de R$ 103,7 mil. Além dos tanques, os itens adquiridos com a Proposta de Negócio foram: carreta de madeira com sobretampa e pneus, colhedora de forragem, computador, impressora, móveis para o escritório, ordenhadeira mecânica, reforma e ampliação do curral, sala de ordenha e sala de tanque de resfriamento.

De acordo com o engenheiro agrônomo Manoel Rodrigues Cardoso, da CATI Regional Araçatuba, os bens adquiridos devem agregar valor à produção de leite na região. “Os associados da Apraal terão a oportunidade de melhorar a qualidade do leite e aumentar a quantidade do produto ofertado no mercado. Isso fará com que a renda dos associados aumente”, disse.

A entrega dos tanques de resfriamento de leite, essenciais para os produtores do município, foi recepcionada pela diretoria da Apraal com a presença da prefeita municipal de Alto Alegre, Helena Berto Tomazini Sorroche. Uma carreata pela cidade marcou a entrega. A instalação dos tanques nas propriedades de produtores associados será concluída até o dia 9 de fevereiro.