CDRS Regional Dracena promove o desenvolvimento da bovinocultura leiteira no Assentamento Nova Canaã

A bovinocultura leiteira é uma atividade econômica importante na maioria dos municípios abrangidos pela CDRS Regional Dracena. Como principal fonte de renda, principalmente de pequenos produtores, o investimento em tecnologias de produção e manejo, que garantam produtividade com qualidade, é essencial para o sucesso da atividade e inserção no mercado do leite da região.

Por conta disso, dando sequência ao Projeto Regional de Bovinocultura Leiteira desenvolvido há alguns anos por essa unidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, os extensionistas AdalberteStivari e Márcia Roberta, integrantes da equipe da Regional e da Casa da Agricultura local, respectivamente, iniciaram um trabalho de aprimoramento da pecuária leiteira no Assentamento Nova Canaã.

“Ao todo, 12 produtores estão integrados em um projeto personalizado de orientação técnica no preparo de solo, manejo de pastagem e implantação de áreas de cultivo de cana-de-açúcar para fornecimento de alimentação de qualidade ao rebanho, além de suporte técnico para escriturações econômica e zootécnica”, explicam o engenheiro agrônomo Adalberte e a técnica agrícola Márcia.

Para a realização desse trabalho, que será um acompanhamento contínuo, a CDRS Regional Dracena conta com a parceria da Prefeitura Municipal, que faz a cessão dos equipamentos e máquinas da Patrulha Agrícola; da Usina de Álcool Rio Vermelho, de Junqueirópolis, que doou as mudas de cana-de-açúcar variedade CTC-4; além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que está programando cursos sobre os mais diversos temas da pecuária leiteira, os quais serão realizados com apoio da Casa da Agricultura.

imprensa.cdrs@sp.gov.br