CATI participa de evento em Brasília em comemoração ao Dia do Extensionista Rural

O engenheiro agrônomo José Augusto Maiorano, da Divisão de Extensão Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Dextru/CATI), participa da programação promovida pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) em comemoração aos 70 anos da extensão rural no Brasil. O evento ocorre nesta segunda-feira (3), em Brasília.

Pela manhã, é realizado o Seminário “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, que reúne representantes de todas as instituições que compõem a Rede Nacional de Ater, além de autoridades convidadas. Ainda pela manhã, será apresentado o painel “Construindo uma Ater Comunitária”, com palestras técnicas e participação de representantes da Anater, Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Fórum do Futuro e Universidade Federal de Santa Maria. O foco é mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Anater na reestruturação da assistência técnica e extensão rural no Brasil e na promoção do desenvolvimento rural sustentável, tendo como centro do debate a integração entre a Ater, o ensino e a pesquisa.

No período vespertino, será feito o lançamento do aplicativo do Sistema de Gestão de Ater (SGA) da Anater e assinatura de termo de cooperação técnica da Anater com a Universidade de Campinas (Unicamp) e com o Instituto Fórum do Futuro. Em seguida, será apresentado o painel “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, com participação da presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária e futura ministra da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina, e do presidente da Frente Parlamentar de Ater, deputado federal Zé Silva.

No início da noite será promovida uma sessão de homenagens e outorga do prêmio Ordem do Mérito Ater aos profissionais que vêm se destacando na execução das atividades dos projetos da Anater realizados em parceria com as entidades públicas prestadoras de Ater, com objetivo de valorizar e reconhecer as habilidades e a competência dos profissionais, e prestar uma homenagem por ocasião das comemorações do Dia do Extensionista, cuja data nacional é dia 6 de dezembro. Um dos homenageados é o engenheiro agrônomo Alessandro Nunes Ferreira, da Casa da Agricultura de Pontalinda, da área da atuação da CATI Regional Jales, representando o Estado de São Paulo.