Capacitação oferecida pela Secretaria de Agricultura orienta sobre a implantação de hortas em diferentes espaços públicos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), via Casa da Agricultura de Ribeirão Preto, vinculada à Regional da mesma localidade e em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, ofereceu, neste ano, o curso “Introdução à Horticultura” para 31 servidores municipais.

Entre aulas teóricas e práticas, a capacitação teve como objetivo principal formar monitores capazes de orientar a implantação e condução de hortas em diferentes equipamentos públicos, incentivando o desenvolvimento da cadeia produtiva olerícola, incluindo as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), priorizada e amplamente discutida no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ribeirão Preto (Consean). “A justificativa do projeto de atividade de capacitação é evidenciada quando o consumo de frutas, verduras e legumes frescos é correlacionado às necessidades mínimas de consumo desses alimentos pela população, vislumbrando assim a promoção de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Além disso, no médio prazo são projetados acréscimos no acesso às políticas públicas de compras institucionais, o que beneficia diretamente a agricultura familiar”, informa Carlos Henrique, diretor da Regional Ribeirão Preto.

Posteriormente aos treinamentos, foram realizadas visitas dos técnicos da CDRS nos diferentes equipamentos públicos, priorizando as nove unidades que iniciaram ações de implantação de hortas. Nessas visitas os monitores foram orientados, auxiliando assim a condução dos projetos, e receberam mudas de PANC certificadas, adquiridas em parceria com a Divisão de Extensão Rural (Dextru), da CDRS,com apoio do agrônomo Osmar Mosca Diz. Integraram esta ação os seguintes profissionais: Benedito Hugo Brandão Jr. (auxiliar de serviços gerais),  Bianca Bellizzi de Almeida (Secretaria Municipal Assistência Social), Daniela Vieira Pallos (Secretaria Municipal da Saúde), Giovanni Ramos Oliveira ( responsável pela Casa de Agricultura), Luís Fernando Franco Zorzenon (assistente de planejamento B) e Susy Elaine Bianco Fernandes da Silva (Secretaria Municipal da Assistência Social)

Em continuidade a todas estas ações desenvolvidas, ampliando o público-alvo, está previsto, para outubro, um projeto de atividade de capacitação tendo em vista orientar a identificação, o cultivo e o preparo de PANC.

imprensa.cdrs@sp.gov.br